O que fazer em São Paulo – Quais os pontos turísticos

  • Dicas

Você pretende vir a São Paulo e surge a seguinte questão, o que fazer em São Paulo? Se você quer unir bem-estar ao conhecimento cultural, São Paulo tem tudo o que você precisa. A capital nº 1 do Brasil não pode ficar de fora do seu roteiro.

O que fazer em São Paulo?

Considerada o motor do Brasil, a cidade de São Paulo, capital do maior estado ( São Paulo) é atualmente uma das maiores cidades urbanas do Hemisfério Sul; mas que teve seu inicio como uma pequena vila em torno do Colégio dos Jesuítas no ano de 1554. Neste post você vai ficar sabendo porque ”São Paulo” é chamada de motor do nosso país e porque você deve saber o que fazer em São Paulo, com tantas opções.

o que fazer em são paulo
Vista aérea de São Paulo com Parque do Ibirapuera

Em primeiro lugar destacamos seu ‘desenvolvimento econômico“.  Na 7ª maior cidade do Planeta estão reunidas todas as maiores indústrias do mundo; um dos fatores que contribuíram para seu alto índice de poluição ambiental, que em contraponto oferece locais muito agradáveis junto à natureza; ao total são mais de 80 parques com uma infinidade de opções de lazer, incluindo a  Serra da Cantareira, localizada ao norte da cidade de São Paulo, com 64.800 hectares de área que oferecem trilhas, cachoeiras, e pontos de observação da cidade, como o Pico do Jaraguá.

São Paulo é o pulmão econômico do Brasil e também o maior Centro Financeiro do Hemisfério Sul. Aqui está a sede  de uma das maiores bolsas de valores do mundo (Bovespa);  a melhor infraestrutura logística  do Brasil e o  maior polo nacional de tecnologia da informação.

pontos turísticos sao paulo
São Paulo – SP -Brasil

Em segundo lugar destacamos sua “hospitalidade. Com um total de 29 milhões de habitantes, São Paulo é considerada por muitos como o “caldeirão de raças” devido à convivência pacífica entre judeus e árabes, turcos, coreanos, japoneses, italianos, americanos, latinos, africanos e os mais marcantes; os nordestinos, que são reconhecidos pelos paulistas como o braço forte na construção da grande metrópole.

Aqui, todos são recebidos com o mesmo abraço porque o povo paulistano é dócil e sabe receber bem os visitantes, e em toda parte podemos ver marca dos imigrantes que ajudaram a escrever a história da cidade.

É nesta cidade que está presente  o maior número de japoneses fora do Japão; o maior número de portugueses fora de Portugal, a maior Cidade espanhola fora da Espanha, a maior cidade libanesa fora do Líbano, e a terceira maior cidade italiana fora da Itália, portanto se você é descendente, você já sabe o que fazer em São Paulo para se sentir em casa.

Em São Paulo também está localizada a maior cidade industrial alemã do mundo; ao todo são 800 empresas alemãs fixadas na capital paulista.

Rua 25 de Março /SP

O que fazer em São Paulo para trabalhar

Em terceiro lugar destacamos o “alto índice de ofertas de trabalho“ que São Paulo oferece a todos os brasileiros e estrangeiros que decidem  investir em seu território.

São Paulo tem as maiores oportunidades para quem quer se aprimorar em todas as áreas, desde o simples comércio de rua aos mais modernos Shopping (53 shopping centers), com tudo que o visitante precisa para seu consumo.

No comércio de São Paulo não falta nada; e não é a toa que de todo os estados brasileiros há excursões periódicas de comerciantes e vendedores ambulantes que vem buscar nas fábricas da cidade, os mais variados produtos com preço mais baixo para ser comercializado em seus estados de origem.

O Brás e a Rua 25 de março são o centro de vendas roupas e confecções mais famoso do Brasil. Nestes locais passam diariamente os maiores números de compradores vindos de outros lugares. 

Além destes pontos destacados, uma das vantagens de escolher São Paulo como destino turístico é a  facilidade de transporte da capital paulista.

O que fazer em São Paulo: Pontos Turísticos

A cidade liga o Brasil ao mundo através de 3 aeroportos (Congonhas, Guarulhos e Viracopos) e também às principais capitais do Brasil através de rodovias que se cruzam e se interligam com distintos meios de transportes através de sua malha urbana que está em constante aprimoramento para facilitar o transporte da população, na capital tem tanta opção, que as pessoas não sabem o que fazer em São Paulo.

Abaixo vemos a Rodovia dos Imigrantes;  a maior obra da engenharia nacional com 44 viadutos, sete pontes e 15 túneis, em 58,5 km de extensão, de São Paulo a Praia Grande, no litoral sul paulista.

Rodovia dos Imigrantes- SP

Avenida Paulista, artéria principal da cidade, é também o Marco Geográfico, Financeiro e Turístico. Por ela passa todo o fluxo automobilístico, além de ser um ponto de referência e partida para diversos locais da cidade, falta de o que fazer em São Paulo não vai faltar.

Avenida Paulista SP

Em São Paulo também está um dos mais modernos e mais lotados “Metrôs” da atualidade. Na estação da Sé, a mais movimentada da cidade, passam mais de 30 trens por hora, todos com estilo futurístico iguais aos do metrô de  Shanghai, Hong Kong e Seul.

O metrô de São Paulo tem um trem sem condutor (linha 4 amarela), operada apenas por computador. Apesar da superlotação o sistema metroviário de SP é muito bem administrado, e  um dos fatores que chama muito a atenção dos usuários é a limpeza  do local,  que supera aos metrôs de alguns países da Europa.

O que fazer em São Paulo para quem gosta de artes

Outro fator preponderante na capital paulista são os espaços dedicados à arte. A capital está nos circuitos das principais exposições de arte no mundo. A Pinacoteca, é mais uma opção de o que fazer em São Paulo, a maior coleção de arte brasileira reunida em um mesmo local, ocupa um edifício no Jardim da Luz bem no centro de São Paulo. Ao total são quase oito mil peças que abrangem abrangem principalmente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.

Estação Pinacoteca – SP

No mesmo bairro da Pinacoteca estão situados o Museu da Língua Portuguesa, o Mosteiro da Luz, e o Museu de Arte Sacra de São Paulo, um dos mais importantes acervos do patrimônio religioso nacional, por isso é a cidade com mais opções sobre o que fazer em São Paulo. Os apaixonados pela arte não vão se arrepender de conhecer os espaço destinados à arte em todas as suas categorias. Ao todos São 300 salas de cine, 125 museus, e em torno de 70 teatros.  

Outros espaços especiais são o pavilhão da Bienal e o pavilhão da Orca, no Parque do Ibirapuera, além de diversos centros culturais com programação diversificada e acessível para toda expressão artística.

Um local que não pode ficar de fora do roteiro sobre o que fazer em São Paulo para quem gosta de artes, é o Imponente Teatro Municipal;  inspirado na Ópera de Paris, apresenta em sua construção- vitrais da Alemanha, piso de mármore da Itália, cristais, molduras douradas e bronze presentes em bustos e medalhões, e e chama atenção pela beleza dos elementos decorativos das colunas e mosaicos.

Teatro Municipal /SP Foto divulgação

Em São Paulo a Musica e expressão artística ocupa todos os espaços, desde Universidades a  praças e ginásios. Ate mesmo os estádios de futebol se transformam em palco de grandes espetáculos.

Outro local muito interessante pela arquitetura que ostenta é o imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana que abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos internacionais do País. Especialistas em música a consideram  uma das salas de concerto com melhor acústica no mundo.

O Centro Cultural São Paulo ( CCSP ) reúne diversas bibliotecas que fazem parte do seu complexo,  inclusive a Biblioteca Sergio Milliet a segunda maior da cidade, e a Biblioteca Louis Braille que possui acervo  de  livros em Braille e audiolivros. No CCSP acontecem shows de música popular e erudita e o local disponibiliza de salas para grupos de estudos ou jogos de tabuleiro, tudo com acessibilidade para deficientes físicos.

Onde Se Hospedar em São Paulo

Antes de fazer sua lista sobre o que fazer em São Paulo, é preciso se hospedar bem. A capital paulista é referência em termos de hospedagem já que possui a maior rede de hotéis da América latina. Anualmente hospeda milhões de visitantes de diferentes perfis que vem em busca de trabalho, passeio, enriquecimento cultural e científico.

Seus centros de eventos estão em constante processo de atualização para melhor atender aos participantes; e a rede hoteleira não deixa por menos. Em São Paulo há Hotéis para todos os gostos e preços. Além de hotéis luxuosos, com vistas fantásticas, o visitante mais desprevenido tem a opção de se hospedar nos inúmeros albergues e pousadas espalhados pela cidade.

São 550 hotéis espalhados por toda a cidade e com o uso de uma ferramenta online, como a trivago por exemplo, é possível visualizar a disponibilidade para as datas da viagem, bem como filtrar de acordo com o perfil do hóspede, orçamento disponível, distância de pontos específicos e serviços oferecidos pelo hotel.

Restaurantes em São Paulo

Não adianta saber o que fazer em São Paulo, sem comer nos melhores restaurantes, correto?

A capital paulista tem de tudo para o gosto do visitante em termos de alimentação: comidas típicas, fast food, rodízio de pizzas, refeições por preço fixo, buffets por quilo, restaurantes românticos em São Paulo é que não falta, restaurantes especializados em sopas, variedades de  sucos e gastronomia regional; fazendo jus ao título de a cidade brasileira com maior número de especialidades culinárias, da cozinha italiana, japonesa; carnes francesa, contemporânea, portuguesa e espanhola. Portanto o que fazer em São Paulo e o que comer, não vai faltar.

Abaixo vemos o Edifício Itália na Avenida Ipiranga; o prédio que abriga o famoso Terraço Itália, o  tradicional restaurante de cozinha italiana da cidade de São Paulo, e de onde se tem uma fantástica visão em  360º da cidade.

Edifício Itáia- SP

Além de ser um centro econômico e cultural a cidade de São Paulo tem inúmeros pontos turísticos interessantes para serem visitados. Destacamos apenas alguns destes locais que são muito frequentados pelos turistas e os próprios habitantes da capital paulista e que não pode faltar na sua lista sobre o que fazer em São Paulo.

São eles:

O que fazer em São Paulo para quem gosta de passeio e natureza

O Parque estadual do Jaraguá

É um local privilegiado, constituído em uma área de cinco mil hectares de mata atlântica, em plena zona urbana para proporcionar aos visitantes tudo o que um bom parque tem de melhor.

Aqui é possível observar a beleza dos lagos e nascentes; conviver com animais silvestres através das trilhas que levam ao ponto mais alto, o Pico do Jaraguá ( 1.135 m ) e ao mirante de onde se observa a cidade de um ângulo perfeito. O Parque do Jaraguá tem toda infraestrutura para seu lazer além de lanchonete, albergue, pavilhão, anfiteatro, playground e quadras poliesportivas. Este é um dos cartões postais da cidade.

Parque Estadual do Jaraguá – SP

Parque do Ibirapuera

Este pode ser considerado um oásis em meio daquela que por muitos é considerada a cidade cinzenta. São 1,6 km de área verde muito disputados, principalmente nos finais de semana.

Sua nova performance projetada em parceria com Oscar Niemeyer, Burle Marx e Otávio Teixeira Mendes, proporcionaram um ambiente mais agradável, com todo o conforto e bem-estar, tipo: ciclovias, lagos, quadras poliesportivas, playground, museus, praça de eventos e restaurante; além do comodismo de um amplo estacionamento interno; porém é preciso usar cartão na “ Zona azul” para cada 2 horas de permanência.

Parque do Ibirapuera em São Paulo

Rua Oscar freire

Quer conhecer uma rua de luxo? Então não deixe de conhecer uma das oito ruas mais luxuosas do mundo. A Oscar Freire localizada bem no coração do Bairro dos Jardins, é o lugar ideal para suas compras. Aqui você encontra  lojas das mais famosas marcas de todo o mundo, tipo Calvin Kleinn Tommy hilfiger , Cristian Dior, Ellus e Diesel, além de diversos restaurantes de primeira linha, bares e cafeterias. Por enquanto não há linha de Transporte Público, mas em 2014 o governo inaugurará uma estação de metrô da linha 4 amarela, bem na esquina com Avenida Rebouças.

Rua Oscar Freire – SP

Planetário do Ibirapuera

Nem mesmo para você que gosta de observar o céu, não vai faltar o que fazer em São Paulo. O primeiro planetário da América Latina inaugurado em 1957 atualmente conta com um novo projetor Star Master , da Carl Zeiss, com capacidade para avistar o céu de qualquer ponto, até mesmo de Marte por exemplo.

Sessões didáticas e divertidas na grande tela de projeção da cúpula interna proporcionam ao espectador a sensação de estar mais próximo do céu.

Planetário Ibirapuera – SP

O que fazer em São Paulo: Mais Pontos Turísticos

Se você procura o que fazer em São Paulo com as crianças, tem o Parque de Água Branca, o Parque Villa Lobos, o Parque da Luz e o Parque Prefeito Mario Covas, todos com excelentes infraestrutura e são o lugar ideal para descansar, fazer piquenique ou caminhadas apreciando árvores nativas e animais silvestres.

E pra quem quer conhecer de perto animais selváticos tem a opção de visitar o Zoológico, localizado na Avenida Miguel Estéfano, 4241; bem na zona Sul. O Atendimento ao público é de terça a domingo, das 9h às 17h. Crianças menores de 4 anos não pagam entrada e professores da rede pública pagam meia entrada.

O que fazer em São Paulo para quem gosta de casas de Shows

Se você é daquelas pessoas que a primeira pesquisa sobre o que fazer em São Paulo, precisa ter casas de shows envolvida, saiba que tem a Villa Country, inspirada no Velho Oeste Americano, tem o Anhembi Parque com amplos espaços para apresentações; o Palácio das Convenções, a Via Funchal,  o Credicard Hall, o  Espaço das Américas e o HSBC Brasil.

Cada um destes locais tem excelente infraestrutura para shows, e alguns já receberam astros internacionais reconhecidos como Amy Winehouse e Elton John.

Villa Country – Casa de Show – SP

Instituto Butantã

São Paulo tem também um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. O Butantã é um local interessante, que não pode ficar fora do seu roteiro. O Instituto  desenvolve estudos e pesquisas relacionadas à saúde pública nas áreas de Biologia, Biomedicina, Farmacologia e Biotecnologia.

O Butantã está localizado na zona oeste de são Paulo, em um agradável parque de extensa área verde. Anualmente o parque do Butantã recebe mais de 300 mil pessoas atraídas pela imagem centenária de qualidade e por seus museus, o Biológico, o Histórico e o de Microbiologia. Portanto não falta o que fazer em São Paulo nem mesmo para os estudiosos de admiradores de estudo.

O que fazer em São Paulo: Conhecendo a cidade de cima!

Você pode pesquisar o que fazer em São Paulo, até mesmo olhando a cidade de cima para baixo. Quem quiser ter uma ampla visão da arquitetura da cidade e dos seus pontos turísticos, pode optar por um passeio em helicóptero.

Algumas empresas como a Andanças Viagem e Turismo e a Helimarte Táxi Aéreo, prestam este serviço inovador; de onde todos os principais pontos da metrópole podem ser admirados de cima.

Já sabe agora o que fazer em São Paulo? São tantas opções que muita gente fica perdida!