Pular para o conteúdo

O que é energia solar residencial?

    Hoje em dia muito se discute sobre hábitos e práticas para preservar o meio ambiente, como usar fontes renováveis de energia e não emitir tantos gases nocivos que aumentam o efeito estufa. A tecnologia é uma aliada nesse sentido, com a fabricação de carros elétricos, por exemplo, e instalação de energia solar residencial.

    energia solar residencial

    Felizmente, a tecnologia de energia solar para sua casa já existe no Brasil. Ela traz benefícios para muitos consumidores. A maior vantagem é ter redução de até 95% de sua conta de luz. Não é possível ter uma diminuição de 100% na conta de luz porque existe uma taxa fixa para pagar à concessionária de energia.

    Além disso, ter um sistema de energia solar traz mais valorização para sua casa, já que acaba com mais da metade da conta de luz. Você não terá mais que se preocupar com uma conta de luz alta.

    Ainda mais, a energia solar residencial é sinônimo de sustentabilidade. Toda a comunidade saberá que você está engajado com a causa de preservação do meio ambiente. Para finalizar, a geração de energia elétrica por um sistema fotovoltaico não faz nenhum tipo de barulho, como geradores. A instalação pode ser realizada em apenas um dia.

    Como funciona a energia solar residencial?

    energia solar residencial

    Primeiramente, o sistema precisa ser instalado em sua casa. Depois, os painéis solares irão capturar os raios solares. É muito melhor instalar o sistema onde não há incidência de sombras.

    Depois, a corrente contínua (CC) capturada pelos painéis solares será transformada em corrente alternada (CA) pelo inversor solar. Esse tipo de corrente é o utilizado em sua casa para alimentar o computador, geladeira, televisão e outros aparelhos eletrônicos, além das lâmpadas.

    A energia CA é igual a energia fornecida pela concessionária de energia. Caso a energia gerada não seja o suficiente, não se preocupe. Você ainda estará conectado à rede pública de energia e receberá energia elétrica por ela normalmente.

    Caso seu sistema gere mais energia do que você utilizar em sua residência, você receberá crédito de energia. Você pode utilizá-lo posteriormente seguindo algumas regras.

    energia casa solar

    Além disso, a necessidade de manutenção de um sistema solar fotovoltaico é muito baixa. Os painéis solares precisam de higienização com água a cada 6 meses (caso não chova ou seja um local com muita poluição). Já o inversor solar precisa de substituição de peças a cada 5 ou 10 anos. Todo o sistema tem vida útil de até 25 anos.

    Vale ressaltar que em épocas de chuva, tempo nublado ou mesmo à noite, ainda terá energia elétrica para você utilizar em casa. Isso porque durante o dia, todo o sistema faz um armazenamento de energia.

    Ainda mais, como já citado, você estará conectado a sua concessionária de energia. Em casos extremos, você ainda poderá ter energia elétrica da rede pública.

    Por isso, a energia solar residencial é uma ótima alternativa para economizar dinheiro com a conta de luz. Além disso, seu investimento total volta para seu bolso de 3 a 5 anos.

    energia solar manutencao