Saber como melhor utilizar a água do banho para economia de água, da máquina de lavar e da faxina faz toda a diferença
Cada vez mais a sociedade está entendendo melhor a importância da consciência ambiental e das atitudes necessárias para preservar o planeta. Antigamente, muitos tinham na cabeça que a água era um recurso infinito e que poderia ser utilizado sem restrições. Hoje, já se sabe que o uso desmedido não é uma possibilidade sustentável, o que demanda repensar os hábitos do dia a dia.
Assim, é necessário que cada um mude os seus comportamentos para economizar água. Na rotina da casa, é possível economizá-la de diversas formas: na hora de escovar os dentes, ao utilizar a máquina de lavar ou mesmo quando for utilizar a descarga. Abaixo, saiba mais sobre algumas das principais práticas que garantem a economia de água deste bem tão precioso.
Conteúdo do artigo
Deixe a torneira fechada
Pare e pense: onde você acha que está uma parte considerável do consumo de água no mês em sua casa? No chuveiro? Na máquina de lavar? Eles também consomem bastante, mas um item que muitos ignoram nessa questão é a torneira. Para se ter uma ideia, escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta o tempo todo pode significar um gasto de 12 litros de água, o que é muito mais do que o necessário.
Por outro lado, esse gasto será mínimo se a torneira for acionada apenas na hora de enxaguar a boca. A lição que fica é acioná-la apenas quando você realmente precisar da água corrente. Isso também vale ao lavar a louça: ao invés de deixar a água aberta enquanto ensaboa tudo, abra a torneira apenas quando já tiver feito toda a limpeza previamente.
Tome banhos mais curtos
Nada como tomar um banho gostoso assim que você chega em casa para retirar a sujeira do dia e recuperar as energias. O problema é que, em alguns casos, as pessoas acabam ficando muito tempo debaixo do chuveiro, sendo que boa parte desse tempo é desnecessário.
Para se ter uma ideia, um banho de 15 minutos gasta até 135 litros de água. Já um banho de 5 minutos reduz esse consumo para apenas 45 litros — em um mês, isso faz uma enorme diferença. Além de reduzir a duração do banho, a economia de água é ainda maior se você fechar a torneira na hora de ensaboar-se e lavar o cabelo.
Como é possível economizar água da máquina de lavar?
A máquina de lavar precisa de água para cumprir sua função, mas será que é possível economizar a quantidade consumida? Na verdade, sim! Uma das dicas é diminuir o número de vezes que você a utiliza, estabelecendo um cronograma para a lavagem da roupa. Assim, ao invés de lavar roupa toda semana, você pode deixar acumular um pouco mais para usar a máquina apenas quando for realmente necessário.
Outra atitude muito bem-vinda é reutilizar a água dela, não a descartando entre os ciclos de lavagem. Essa água pode ser usada para outras atividades gerais, como lavar o banheiro, a área de serviço e as partes externas da casa. Assim, a água da máquina de lavar dura muito mais, ao mesmo tempo que seu consumo diminui consideravelmente.
Não lave as calçadas com mangueira
Poucas atitudes demonstram pouca consciência ambiental quanto a de lavar calçadas com mangueira, tarefa que pode resultar no consumo de 120 litros de água. Em alguns lugares, há até mesmo multa prevista em lei para quem cultiva esse hábito.
Se a limpeza da calçada for realmente necessária, recorra a outras alternativas. Tente fazer a limpeza apenas utilizando a vassoura e a pá de lixo. Caso precise utilizar a água para limpar algo, como xixi de cachorro, encha um balde com água antes e use apenas ele para fazer essa faxina. Inclusive, você pode utilizar a água da máquina de lavar para fazer essa tarefa, sem a necessidade de consumir mais ainda.
Instale descarga com válvula de duplo acionamento para economia de água
A maioria das pessoas nem para pensar nisso, mas a descarga, utilizada livremente, também é uma fonte de consumo exagerado de água. No geral, a descarga com válvula, bem comum, gasta 12 litros de água por descarga, com acionamento de 6 segundos.
Uma ótima alternativa é substituí-la por um modelo de duplo acionamento com caixa acoplada. O botão desse tipo é dividido em duas partes: uma que ativa a descarga de 3 litros e outra que aciona a descarga de 6 litros. Esse investimento acaba colaborando para se ter mais economia de água no dia a dia.