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Tipos de benchmarking e como usá-los em sua estratégia

Muitas pessoas sabem o que é o benchmarking, mas ao mesmo tempo, não sabem que existem tipos dele. 

O benchmarking, por sua vez, pode ser definido como um método pelo qual as empresas comparam seus produtos, serviços e processos em busca de se aprimorar e se tornarem mais competitivas no mercado. 

Estamos falando de uma prática que está ganhando cada vez mais popularidade no mundo, principalmente no Brasil, devido ao fato da prática proporcionar uma série de benefícios para as organizações. 

Afinal, em meio a uma competitividade que está cada vez maior, qual empresa não gostaria de se destacar no mercado? 

Atualmente, podemos notar até mesmo empresas especializadas em torre de resfriamento de água industrial adotando estratégias para se tornar referência. 

Os negócios que adotam essa estratégia estão um passo à frente dos seus concorrentes, isso porque eles se mantêm informados sobre as principais práticas do mercado, e as mais modernas. 

Dessa forma, as empresas conseguem conquistar clientes e alcançar os resultados com mais eficiência. Dito isso, vamos conhecer, agora, quais são os tipos de benchmarking existentes. Confira:

Benchmarking competitivo

Inicialmente temos o benchmarking competitivo que, por sua vez, é a mais desafiadora de ser praticada. Contudo, esta primeira modalidade é capaz de proporcionar uma série de vantagens para a empresa. 

Através desse benchmarking, sua empresa compara seus próprios métodos de gestão com as concorrentes. Esse processo ocorre com o objetivo de aprimorar-se e manter-se atualizado em relação às práticas que estão sendo adotadas no mercado. 

O ideal é que esse modelo de benchmarking seja adotado dentro de padrões éticos adequados. Portanto, se você trabalha com equipamentos, como uma injetora de plástico, você precisa, sobretudo, respeitar o seu concorrente e os equipamentos que ele possui. 

A dificuldade em praticá-lo, está relacionado ao fato de que toda empresa zela por manter em sigilo suas práticas competitivas, visto que elas representam diferenciais importantes. 

Na maioria das vezes, as empresas costumam utilizar consultorias externas ou estratégias como a do “cliente oculto” para praticar o benchmarking competitivo, isso é uma prática ainda mais comum em empresas que vendem produtos bem específicos, como uma loja de camisetas promocionais

Benchmarking com cooperação

Mesmo que o seu resultado possa ser bem semelhante ao do benchmarking competitivo, esse tipo de benchmarking é obtido através de uma cooperação entre duas organizações que, nesse caso, são chamadas de benchmark partners. 

É importante pontuar também que essas parcerias não são, necessariamente, concorrentes, podendo atuar em mercados diferentes. Portanto, se você possui uma empresa que trabalha com agitador de sólidos, por exemplo, não se prive do restante das empresas. 

No caso, a grande vantagem é que, por cooperarem entre si, há bastante liberdade para que os processos sejam detalhados. Isso significa que as empresas podem estudar o volume de negócios e estratégias que levaram a parceria a alcançar notoriedade e prestígio em uma determinada área.      

Benchmarking interno

Em seguida temos o benchmarking interno, que é quando uma empresa compara processos entre suas diferentes unidades. 

Por sua vez, esse benchmarking é ainda mais comum em lojas que vendem, por exemplo, rolamentos de agulha e possui unidades espalhadas pelo país. 

A ideia por trás desse tipo de benchmarking, é buscar um aprimoramento através da análise de práticas que nascem dentro da própria organização e levam algumas filiais ou diretorias a alcançarem resultados melhores que outras. 

Portanto, podemos dizer que a grande vantagem do benchmarking interno é que ele é relativamente fácil de ser aplicado e, além disso, consegue contribuir para a padronização dos processos da organização. 

Ou seja, trata-se de uma modalidade que permite que todas as unidades atuem de maneira semelhante, o que é ideal para grandes empresas, como a bitzer compressores que é conhecida pelo mercado geral. 

Benchmarking funcional

Dentro da modalidade funcional do benchmarking, uma organização estuda uma função específica de outras empresas, independentemente da área de atuação, como a entrega de produtos ou o atendimento aos clientes. 

Dessa forma, a empresa consegue entender as melhores estratégias que ela precisa adotar para se destacar no mercado. 

Caso o contrário, se a empresa se negar a se adequar aos aspectos atuais de um negócio de sucesso, eventualmente, terá que ter um plano de desativação e declaração de encerramento de suas atividades. 

Ao praticar esse tipo de análise, automaticamente é aberto um leque de possibilidades. Em outras palavras, utilizando o benchmarking funcional, é possível que uma empresa identifique e adote tendências na área de TI, por exemplo. Logo, podemos notar uma grande vantagem competitiva. 

Benchmarking genérico

Algumas pessoas costumam confundir o benchmarking genérico com o funcional, isso porque ambas possuem algumas semelhanças. 

Contudo, enquanto o benchmarking funcional tem o objetivo de focar em uma função específica da empresa, o genérico, por sua vez, é mais amplo, como o próprio nome já sugere. 

Assim como o benchmarking funcional, ele também é baseado na comparação com outras empresas, independentemente de sua área de atuação, mas ao mesmo tempo, está focado na análise dos diversos processos que podem ser comparáveis com aqueles da empresa interessada. 

Por esse motivo, o benchmarking funcional segue sendo uma das mais utilizadas pelas empresas atualmente. 

Em outras palavras, da mesma maneira que as técnicas de SEO são bem utilizadas através de pesquisas do tipo “ninfoplastia preço”, por outro lado, o benchmarking é outra alternativa para contribuir com os resultados de uma empresa.

Seja qual for a modalidade, os tipos de benchmarking são capazes de fornecer informações bastante importantes para a sua empresa, desde que seja um processo contínuo e não uma prática esporádica. 

No caso, o objetivo não é copiar os processos que estão sendo adotados pelos terceiros, mas sim, ampliar seus horizontes e, assim, possibilitar que a sua empresa esteja, cada vez mais, competitiva no mercado. 

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, você não precisa escolher uma única modalidade de benchmarking para aplicar. 

Na realidade, vários tipos de benchmarking podem ser praticados de forma simultânea, principalmente quando há o apoio de recursos tecnológicos. 

De um modo geral, o importante é reconhecer que essa é uma prática que necessita de disciplina e persistência, não deixando de lado, é claro, a ética e o respeito com os seus concorrentes. 

Em quais áreas o benchmarking pode ser aplicado?

Resumidamente, o benchmarking pode ser aplicado em qualquer área, processo, produto, função e abordagem nos negócios. 

Isso porque, toda empresa faz, ou deveria fazer, uma investigação mais aprofundada sobre as melhores técnicas que estão sendo utilizadas pelos concorrentes. Tudo isso, claro, tem o objetivo de otimizar os processos executados na sua própria empresa. 

Ao estudar as empresas referências no seu segmento, naturalmente, haverá algumas mudanças que podem trazer uma série de melhorias e, consequentemente, aumentar a sua margem de lucratividade. Dito isso, o benchmarking pode ser aplicado em segmentos de:

  • Design;
  • Comunicação;
  • Marketing digital;
  • Publicidade;
  • Digital;
  • Inbound marketing;

Portanto, podemos dizer que o benchmarking é uma estratégia que pode ser aplicada em vários setores. 

Vantagens do benchmarking

Para que o benchmarking consiga ser realmente efetivo e vantajoso em larga escala, a estratégia precisa ser prática constante, e não uma ação tomada uma única vez. 

Abaixo, explicaremos melhor como as principais vantagens do benchmarking podem influenciar nos resultados da sua empresa. Entenda:

Melhorias contínuas

A primeira vantagem do benchmarking em relação aos procedimentos e processos, principalmente quando se trata dos padrões internos, é ajudar a sua equipe na hora de ser mais produtiva e eficiente. 

Para que isso seja, realmente, uma vantagem, ela precisa acontecer ao longo dos anos, visando, sempre, um ciclo de melhorias internas. 

Compreensão do que funciona ou não 

Ao analisar completamente um desempenho, em outras palavras, é uma prática que oferece a oportunidade de entender tendências e padrões que, antes, não eram notados. 

Portanto, observando dados coletados de maneira clara é possível saber quais comportamentos e práticas estão funcionando e gerando uma diferença verdadeira no seu negócio, ao mesmo tempo, você também será capaz de identificar as práticas ineficientes. 

Adaptação e melhoria das técnicas 

A partir do momento que você começa a estudar a concorrência, ou até mesmo uma empresa de segmento parecido, você começa a entender quais ações ela faz para ser bem-sucedida, incluindo as falhas. 

Dessa forma, é possível adaptar as melhores práticas que estão sendo utilizadas pela concorrência, conforme as necessidades que a sua empresa está passando. Logo, esse processo resultará em uma melhora na sua posição no mercado, o que consequentemente, irá atrair mais público. 

Redução de custos

Até aqui, você pôde notar que o benchmarking é uma estratégia que pode, facilmente, melhorar o desempenho de uma empresa, certo?

Como consequência dessa eficiência, os gastos desnecessários também serão perceptíveis, abrindo possibilidades para que a empresa possa cortar alguns custos, sem afetar o desempenho do negócio e, ao mesmo tempo, aumentando a lucratividade. 

Maiores chances de ter clientes satisfeitos

Para finalizar o artigo, ao coletar feedbacks dos clientes, e até mesmo os dados dos mesmos, é possível ter uma visão mais clara sobre as ações que agradam, ou não, o seu público. 

Assim, você consegue adotar a melhor abordagem possível para agradar o seu cliente e, finalmente, colocar a sua empresa como uma das mais competitivas do mercado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.