Pular para o conteúdo

As doenças bucais mais comuns em idosos e como evitá-las

As doenças bucais são um problema presente em toda a vida do indivíduo, já que diversas questões odontológicas podem surgir na infância, idade adulta e até mesmo durante a velhice. 

Dessa forma, para os idosos, a situação pode ser ainda mais complexa, já que devido ao seu tempo de vida, os seus dentes acabam mais desgastados naturalmente. 

Sendo assim, o acúmulo do tempo é um fator que atrapalha a saúde bucal, mas isso não significa que eles são imbatíveis. 

Isso porque, é possível fugir do implante dentário e manter os dentes naturais durante toda a vida, com os devidos acompanhamentos odontológicos e cuidados bucais como a higienização. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito da saúde bucal dos idosos, entendendo quais são as principais doenças que podem acometer a sua saúde bucal. 

Além de compreender as causas desses problemas e conferindo dicas de como evitá-los, para que possa cuidar da sua saúde bucal desde agora para um sorriso estonteante na velhice. 

doenças bucais

O que são as lesões na mucosa?

Existem algumas doenças odontológicas, bem como alguns tratamentos, que acabam sendo mais comuns em determinadas idades, como, o uso do aparelho fixo estético na adolescência. 

Isso porque, algumas imperfeições podem ser corridas na juventude de maneira mais fácil e por isso esse é um tratamento comum nessa idade. 

Dessa forma, quando o assunto é velhice, é preciso que a gente conheça os principais males e doenças bucais que podem acometer a nossa boca. 

Dessa maneira, é possível evitá-las para construir um sorriso não só mais saudável e bonito, como também manter uma boa qualidade de vida, mesmo após os 60 anos de idade. 

Sendo assim, uma das doenças bucais mais comuns durante a velhice é justamente as lesões na mucosa, que para quem não sabe, nada mais é do que machucados que podem surgir nas gengivas, bochechas e língua. 

Esse problema se dá devido ao uso de próteses mal adaptadas ou outros fatores, como o consumo de bebidas alcoólicas ou fumo. Dessa forma, os sinais dessa doença bucais são coisas como ardência em determinados pontos ou até mesmo dor. 

Para notar essas lesões, basta ficar em frente ao espelho em um local bem iluminado e verificar na gengiva, língua e palato por lesões e cortes.

Em geral, é importante destacar que apesar de ser mais comum em idosos, as lesões na mucosa também podem acontecer em outras idades, como pessoas que usam aparelho de dente invisível, por exemplo. Algumas outras doenças bucais que são comuns na velhice são:

  • Xerostomia;
  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Câncer de boca.

Dessa maneira, ao entender tudo isso, é possível saber o que são as lesões na mucosa bucal para entender como evitar e quais os melhores tratamentos. 

O que é a periodontite?

A periodontite é outro problema bucal que ronda os idosos, mas apesar de parecer um nome complicado, poderia ser até uma denominação para um tratamento mais complexo. 

Um exemplo disso é uma cirurgia odontológica, que na verdade, trata-se de um tipo de inflamação nos tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes. 

A periodontite surge a partir do agravamento da gengivite, que por sua vez é uma inflamação das gengivas causada por microrganismos. 

Portanto, eles atuam na região devido a falta de higienização no local, ou seja, pela falta de uma escovação correta com o uso do fio dental. 

Os principais sintomas da periodontista consiste no inchaço e sangramento nas gengivas ao escovar os dentes. 

Porém, quando essa doença não é tratada, ela pode evoluir e causar a destruição dos ossos e tecidos, provocando a perda dentária e a necessidade do paciente de ter que usar prótese dentária fixa.

Como podemos evitar problemas bucais na terceira idade?

Em primeiro lugar, é preciso começar a cuidar da saúde bucal ainda na juventude, já que os cuidados de agora serão determinantes com o passar dos anos. 

Entretanto, para além disso, é preciso levar a sério cuidados preventivos como a devida higienização bucal e o acompanhamento com o odontogeriatra a cada seis meses. 

Outra coisa importante é justamente cuidar da alimentação, pois alguns alimentos vão prejudicar a saúde de sua boca, enquanto outros vão fortalecê-la e favorecer a estética do seu sorriso. 

Do que se trata o câncer na boca?

O câncer de boca é outra doença que afeta em especial os idosos que utilizam ou usaram o cigarro e bebidas alcóolicas. 

Essas substâncias causam o câncer pois afetam a reprodução das células, que por sua vez sofrem mutações e acabam criando tumores. é importante destacar que esse tipo de doença pode levar o paciente a morte. 

Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.