Pular para o conteúdo

Dicas para praticar corrida corretamente e ter melhores resultados

    Se você gosta de fazer atividades físicas, principalmente aeróbico, deve já ter procurado por dicas para praticar corridas de uma melhor forma, certo? A corrida é uma atividade e também um esporte muito eficaz.

    Porém, é preciso ter alguns cuidados para que se possa realizá-la. Isso porque  uma execução errada pode fazer com que você venha a ter problemas com o exercício e isso pode interferir na sua mobilidade.

    Então, para que você não se sinta limitado, listamos aqui algumas dicas importantes para que você tenha um bom desempenho.

    Dicas para praticar corridas corretamente e ter melhores resultados

    Dicas para praticar corrida corretamente e ter melhores resultados
    Dicas para praticar corrida corretamente e ter melhores resultados 3

    A corrida, assim como a caminhada é uma atividade física bem acessível e que todos podem fazer, basta ter as condições e intensidades corretas para isso. Como só necessita de um bom tênis, a atividade pode ser facilmente aplicada tanto ao ar livre como em esteiras.

    Veja abaixo algumas dicas para que você possa fazer isso da melhor forma possível.

    1. Escolha um tênis de qualidade

    A corrida em si é um exercício/esporte muito simples e que exige apenas condicionamento físico e quase nenhum acessório para que possa ser realizada. A única coisa que pode interferir na qualidade da atividade, é a escolha errada do tênis.

    Você já deve saber que existem tênis para qualquer tipo de atividade. Isso porque eles são feitos para dar a resistência necessária para aquele período de tempo que você está executando a atividade.

    Então, por exemplo, para corrida, é necessário um tênis que seja firme e que também ofereça resistência, proporcione impulso e que acomoda os pés de forma a fazer aguentar desde corridas leves a mais intensa sem que os pés fiquem prejudicados.

    Nesse caso, você pode escolher algum modelo de tênis da linha On Running Cloud da Samburá. Os tênis são produzidos com o melhor material para que você possa ter todo o suporte necessário em sua atividade.

    2. Escolha de roupas

    Outro ponto simples e que pode acabar prejudicando também é a escolha errada de vestimenta. Isso porque a corrida é um esporte que fricciona muito as pernas por conta dos movimentos.

    Então o ideal é não escolher nem algo muito apertado que vá te incomodar ao andar, e nem muito largo que te faça sentir desconfortável. Roupas de academia nesse caso ajudam bastante.

    Opte pela opção de tecido em lycra por serem mais maleáveis e macios e ajustarem na pele sem que fiquem incomodando.

    pexels mart production 7880001
    Dicas para praticar corrida corretamente e ter melhores resultados 4

    3. Prepare o corpo

    Ainda que seja uma atividade simples e que qualquer pessoa pode fazer, isso não significa que todo mundo consegue fazer. A corrida é um esporte que desafia a resistência do corpo. Sendo assim, é necessário ter um preparo físico antes de você começar.

    Alongue-se e se você for iniciante, comece de leva e vá até onde seu corpo aguentar. Não force ir além pois você ainda não tem o preparo suficiente para testar seus limites.

    Procure um bom alongamento antes de fazer a atividade e somente assim, parta para o exercício.

    4. Respeite seu corpo

    Muita gente quer evoluir rapidamente na corrida e isso é bastante compreensível. Porém, como dissemos, a corrida é uma atividade que desafia seus limites e resistência.

    Se você não está preparado e não executar aquilo que seu corpo aguenta, muito provavelmente você se cansará rápido, além de correr o risco de passar mal ou se lesionar durante o exercício.

    Por isso, ainda que queira continuar e ir além, se você não conseguir fazer isso, pare antes que você se prejudique. É um erro muito grande querer ultrapassar os limites do seu corpo.

    5. Procure um profissional

    A escolha de procurar um profissional antes de começar é fundamental para que você tenha certeza que está com tudo o que há de necessário para continuar a se exercitar. Procure também um profissional da saúde para fazer uma avaliação cardiorrespiratória.

    Afinal, a corrida irá exigir muito dessa parte e se você tiver algum problema com isso, então é bom que seja tratado e você não descubra isso depois de ter feito seu exercício e ter passado mal em algum lugar.

    Por fim, vimos então tudo o que é necessário para que você siga as dicas para praticar corridas de forma eficiente e segura. É fundamental prestar atenção principalmente nessas, pois muita gente deixa o simples de lado.

    E a corrida por ser já um esporte simples, é necessário então que se tenha atenção aos detalhes que compõem a atividade. Nos conte aqui se você já seguiu essas dicas e compartilhe este conteúdo com aquele amigo que está começando na atividade e não sabe muito bem o que fazer.