Pular para o conteúdo

O que é uma declaração de cancelamento de voo ou de atraso e como solicitar?

    Em alguns casos, é possível que os atrasos de voos aconteçam. É muito comum notar que esse tipo de intempérie tomou conta da rotina de vários passageiros. Com o impacto da pandemia, esse número só cresceu, o que faz com que o passageiro precise saber o que é uma declaração de atraso de voo.

    o que é uma declaração de atraso de voo?

    Isso quer dizer que, se o passageiro tiver o seu voo adiado ou acabe sofrendo com um atraso informado pela empresa aérea, ele deverá solicitar uma indenização com a declaração em mãos. Dessa maneira, ele terá uma prova de que passou por uma situação ruim e deseja ser ressarcido.

    Afinal, o que é uma declaração de atraso de voo?

    Uma declaração de atraso de voo nada mais é do que um documento emitido diretamente pela companhia aérea. Esse mesmo documento tem como principal objetivo informar incidentes relacionados a um determinado voo, comprovando o seu atraso ou total cancelamento por causas naturais ou por falhas da própria empresa.

    De acordo com a própria ANAC, que é uma entidade que rege as companhias aéreas, quando há algum problema com os voos, a companhia deverá, obrigatoriamente, informar ao passageiro por qual motivo houve o cancelamento ou o atraso, além de ter que seguir com todas as orientações para deixá-lo ciente de seus direitos.

    Sendo assim, a declaração de cancelamento de voo deverá ser emitida pouco depois que o passageiro tenha a consciência do que verdadeiramente aconteceu. Dessa forma, torna-se mais simples exigir os próprios direitos e, se necessário, receber uma indenização ou recolocação no tráfego aéreo em outra aeronave.

    Para que essa declaração serve?

    declaracao de cancelamento
    O que é uma declaração de cancelamento de voo ou de atraso e como solicitar? 5

    Uma das principais serventias da declaração é documentar tudo o que aconteceu para que um determinado voo atrasasse. Isso vai garantir que o passageiro esteja ciente de todos os detalhes e, posteriormente, possa exigir os próprios direitos junto com a companhia aérea. No entanto, também é válido saber sobre outras finalidades desse documento.

    Em muitos casos, a declaração de atraso de voo poderá servir como uma declaração que acompanha o ocorrido junto com a empresa aérea. Dessa maneira, o passageiro que solicitou esse documento terá a possibilidade de acompanhar toda a tramitação do processo e, consequentemente, saber se a sua indenização será emitida.

    É necessário que a declaração seja exigida em casos onde o atraso do voo gere a necessidade da solicitação dos direitos do passageiro. Isso quer dizer que, quando ele precisar buscar uma indenização, poderá ter provas em suas mãos de que não perdeu o voo por negligência ou imprudência.

    Documentos para fazer a sua solicitação

    documentos
    O que é uma declaração de cancelamento de voo ou de atraso e como solicitar? 6

    Outra informação muito importante acerca do documento de declaração de cancelamento de voo é saber quais as documentações necessárias para abrir esse tipo de solicitação. Para que isso seja possível, você deverá ter em mãos os seguintes documentos:

    1. Documento de identificação, podendo ser RG, CNH ou o próprio passaporte;
    2. Cartão de embarque.

    Se não tiver em suas mãos o cartão de embarque, é possível substituí-lo por um comprovante de reserva da passagem que é emitido no momento de sua compra. É válido dizer, também, que o funcionário da companhia aérea fica responsável por preencher a declaração e, por isso, o passageiro deve exigir que o relato seja bem detalhado.

    É possível que a companhia aérea negue o pedido?

    viajar aviao
    O que é uma declaração de cancelamento de voo ou de atraso e como solicitar? 7

    Ainda que pareça um pouco fora do comum, é possível, sim, que a companhia aérea acabe recusando a declaração de atraso de voo. No entanto, é necessário que o passageiro continue insistindo a respeito de seus direitos para que possa receber uma indenização graças ao transtorno ocasionado pela empresa.

    No entanto, se a empresa aérea continuar insistindo que você não tem direito algum em relação à situação, o mais indicado é buscar uma delegacia. Para isso, será preciso levar todas as provas e informações que conseguir para comprovar o cancelamento do voo e registrar, em seguida, o boletim de ocorrência.

    Além disso, será preciso que o passageiro afetado pelo cancelamento ou atraso registre um B.O dentro da delegacia do próprio aeroporto. Em caso de perda da declaração, é necessário emitir uma segunda via, sendo necessário buscá-la na companhia aérea, dentro dos canais de atendimento.

    Como fazer a sua solicitação?

    Para fazer a solicitação da declaração de atraso de voo, é necessário ir até um guichê da companhia aérea e falar sobre o documento. No entanto, é importante ficar atento a todas as orientações que serão passadas e, também, apresentar todos os documentos importantes para seguir com o pedido.

    Lembre-se que a declaração será uma prova essencial para que seus direitos sejam exigidos e, consequentemente, a indenização do voo atrasado chegue até o passageiro. Caso não consiga um bom resultado com a companhia aérea, entre em contato com a empresa por meio de seus canais de atendimento.