Ter uma melhora significativa na performance do notebook é algo que todo usuário desse modelo de computador deseja, mas, para isso, alguns passos devem ser seguidos
Todo tipo de tecnologia possui uma vida útil. Isso não é nenhuma novidade, mas existem algumas maneiras de driblar esse tempo de vida útil e conseguir melhorar a performance de quaisquer itens tecnológicos, seja ele um smartphone, tablet ou até mesmo computadores e notebooks.
Essas dicas são destinadas àquelas pessoas que utilizam diariamente um computador, mas que não têm condição de conseguir trocar de aparelho nesse momento. Então, ao invés de ir atrás de melhores notebooks, decidem ver até onde esse modelo de computador suporta.
Dicas para melhorar a performance do notebook
Todo computador, seja ele desktop ou notebook, possui hardwares integrados e, muitas vezes, o problema causador de lentidão do sistema pode estar vindo de lá. Algo que tenha sido danificado durante uma queda de energia ou até mesmo a falta de limpeza podem ocasionar em mau funcionamento dos dispositivos.
Porém, caso já tenha sido efetuada a limpeza interna do aparelho e, mesmo assim, o notebook ainda continue com travamentos, esse pode ser um grande sinal de que está na hora de começar a substituir hardwares.
Trocar a placa mãe
A primeira dica para melhorar a performance do notebook é realizar uma troca de placa mãe ou atualizar a BIOS dela, isso pode ser o principal problema que está causando travamentos no sistema operacional de um notebook.
Afinal, a placa mãe é o que une e realiza o funcionamento de todos os hardwares que integram o computador, e caso ela esteja danificada, o mau funcionamento, como memórias RAM não subindo, HD desconectado e até mesmo horário do computador desconfigurado, pode ser sinal de que esse item tão importante chegou ao fim e está na hora de ser trocado.
Limpeza de memórias RAM
Às vezes, aquela certa poeirinha no slot de memória pode causar uma tremenda dor de cabeça. A maioria dos técnicos de informática já receberam computadores e notebooks em suas lojas com os famosos bips da placa mãe apitando. Isso geralmente é ocasionado pela má limpeza, estática e até mesmo má colocação desse item necessário para o computador ligar.
Então, ao realizar a limpeza da memória RAM para melhorar a performance do notebook, é necessário ter bastante atenção no momento de realocar as memórias na placa mãe.
Trocar de processador
Um processador ultrapassado pode ser o que está deixando o notebook mais lento. Então, para que a performance dele volte a ser como um novo, é necessário realizar uma substituição de processadores. Isso pode ser um tanto quanto complicado, já que para trocar esse item fundamental para o computador é necessário ver se a placa mãe atual do notebook suporta o novo processador que será realocado no lugar do antigo.
Caso dê tudo certo, certamente essa dica é a mais eficaz para que a performance do notebook seja restaurada, fazendo com que o aparelho funcione novamente como um aparelho novo.
Troque o seu convencional HD por um SSD
Os SSDs ficaram extremamente conhecidos por possuírem uma velocidade de carregamento extraordinária quando comparada com os HDs convencionais que eram utilizados antigamente. Por isso, o SSD tomou o lugar do HD e, neste instante, milhares de pessoas estão instalando o sistema operacional dentro desse melhorado “HD”, enquanto deixam o hardware antigo apenas para armazenamento de documentos.
Então, uma dica crucial para que o notebook tenha uma melhora significativa é: deixe o SSD apenas com o sistema operacional instalado, enquanto no HD serão colocados todos os programas do sistema.
Ao unir todas as dicas mencionadas acima, será possível obter uma incrível melhora de até 90% da performance atual do notebook. Mas, caso seja necessária uma melhora 100%, o aconselhável é realizar uma troca inteira de aparelho. Até porque o novo, geralmente, não irá trazer nenhuma dor de cabeça por um longo período de tempo.