Decore sua área externa ou varanda sem gastar muito

Descubra quais decorações estão fazendo sucesso e podem dar um up na sua área de lazer

Tem coisa melhor do que ter um cantinho em casa pronto para o descanso e a diversão? Sim, a área de lazer pode ser um espaço múltiplo e se tornar a sua parte favorita.

Mas o que dá o charme na área externa ou varanda é justamente a decoração. Um sofá externo, cadeiras e plantas podem ser alguns dos melhores itens para montar o local de forma bem confortável e sem gastar muito.

Confira agora nossas dicas de decoração para dar uma cara nova à sua área externa, mas sem precisar investir muito dinheiro.

Mesas e cadeiras

Sua área externa pede mesas e cadeiras. O lugar se torna ideal para um café da manhã ou da tarde ao ar livre, com direito a um relaxamento completo e revigorante. 

Aliás, quem recebe amigos em casa pode apostar nesse tipo de decoração justamente pela praticidade. Por ali, vocês podem sentar, beber, conversar e até fazer uma refeição. Foge completamente do ambiente interno da casa e dá outro clima à reunião.

Materiais como fibra sintética, inox e madeira são os que fazem mais sucesso. São de ótima qualidade e fáceis de combinar.

Sofás para área de lazer

Mas, se você quer conforto para sentar e conversar ou mesmo ler um livro ao ar livre, a escolha certa são os sofás para área externa. Além do conforto, eles podem aparecer na decoração em diversos estilos, dando versatilidade ao local.

Há a opção de usar tons neutros, que não têm erro e combinam com tudo caso você queira trocar alguns detalhes. Mas também é possível investir em cores mais fortes e estampas para dar uma cara de lazer ao espaço.

O importante é manter o sofá longe de locais onde o sol bate diretamente. Isso prolonga a vida útil do seu móvel e ajuda o tecido a não desbotar com facilidade.

Poltronas

Agora, se você quer conforto, mas não tem muito espaço, o melhor é optar pelas poltronas. Duas delas já dão um up no seu ambiente e deixam o lugar com um ar moderno, mas sem deixar de lado o aconchego que a área externa merece.

Para dar um plus, vale a pena escolher mantas e jogar sobre as poltronas para conferir um estilo diferente ao móvel. Os modelos ideais de poltronas para as varandas e áreas externas são:

  • fixas;
  • giratórias;
  • poltronas-cama;
  • reclináveis;
  • poltrona de vime; e,
  • poltrona bolha.

Cada uma tem seu estilo, mas todas são modelos certeiros para o tipo de decoração que você pode querer no seu espaço de descanso. Nessa categoria também podem entrar os puffs gigantes, que são modernos e extremamente confortáveis.

Redes

Outro item que você adquire sem gastar muito é a rede. Ela é a personificação da paz e do relaxamento em um objeto. Ou seja, combina perfeitamente com varandas e áreas externas.

O melhor de tudo é que as redes ocupam pouco espaço e podem ser retiradas, caso seu espaço seja pequeno. Basta ter os ganchos nas paredes ou pilastras e colocar quando você quiser e o cochilo do domingo após o almoço está garantido. Perfeito, não é?

Plantas

Mas, para dar aquele toque final, só elas: as plantinhas. Você pode investir em um mini jardim, em janelas de madeira decorativas com os vasos dentro ou até mesmo em plantas gigantes penduradas na parede.

Como nossa flora é muito rica, é possível ter vários tipos para decorar seu espaço. Mas vale lembrar que cada uma tem uma necessidade: mais ou menos sol, ficar longe da radiação solar direta, frequência de irrigação e vários outros detalhes. Então, se você quiser ter várias espécies, atenção aos cuidados com cada uma. Os modelos mais populares para varanda e área externa são:

  • cactos;
  • crassulas;
  • yucca;
  • dasilírio;
  • samambaia;
  • pacová; e,
  • jiboia.

Agora é só decidir seu estilo e investir nas dicas que te demos aqui. O melhor de tudo é que você pode fazer uma decoração incrível, mas sem gastar uma fortuna para ter um espaço que é a sua cara!