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Chatbots para atendimento ao cliente: como usar a seu favor?

O avanço tecnológico é capaz de trazer diversos benefícios, tanto para o mercado como para o público, sendo importante a ambos a acompanhar essas novas possibilidades para garantir uma melhor experiência. Entre as novas ferramentas podemos falar dos chatbots.

Esse tipo de aplicação pode até não ser conhecida por todos pelo seu nome, no entanto, se trata de uma tecnologia cada vez mais comum, a ponto de um indivíduo ter tido contato com ela mesmo sem saber disso, enquanto resolvia um problema pela internet, por exemplo.

O próprio avanço da internet é um dos responsáveis pela otimização de uma série de produtos e serviços, trazendo assim uma melhor experiência ao público, a ponto de que seja possível pedir o seu jantar através de um aplicativo diretamente do seu celular.

E da mesma forma em que isso é positivo tanto para o cliente como para um restaurante de bairro, o mesmo pode ser dito sobre as atividades de uma fábrica de transformador, conseguindo ampliar o contato com seus clientes através do uso dos canais digitais.

Contudo, da mesma forma em que surgem novas oportunidades, o mesmo pode ser dito sobre diferentes desafios, afinal, as mesmas possibilidades positivas se apresentam a todos os concorrentes em um segmento, destacando-se quem fizer um melhor trabalho.

Por isso, ficar atento às novas tecnologias acaba se tornando uma necessidade dentro do mercado atual, considerando que a oferta de soluções diferenciadas é algo que passa a ser exigido pelo público, preferindo fazer negócios por quem esteja otimizado nesse sentido.

Dessa forma é importante estar conectado às novas tendências, de modo a otimizar da melhor maneira possível o seu negócio, esteja ele ligado ao armazenamento temporário de resíduos sólidos ou qualquer outro serviço, como a venda de roupas na internet.

Uma necessidade em comum a ser compartilhada pelos mais variados tipos de negócios é a precisão de estabelecer um bom contato com o seu público, sabendo então como responder a qualquer questão levantada por essa audiência, para obter uma boa relação.

Tal tipo de atividade sempre foi vista com importância no mercado físico, sendo importante a ação de um vendedor para garantir o fechamento de uma compra. O ponto é tal relação continua sendo presente nos novos canais de negócio, mesmo com todo o avanço atual.

De modo a responder isso que o uso dos chatbots acabam por receber uma maior atenção, assim como as aplicações dos assistentes virtuais, tendo ambos uma grande importância na conquista de melhores resultados por parte de uma empresa.

Como funcionam tais programas?

O público vem se tornando cada vez mais próximo das novas ferramentas digitais, com o mesmo tendo que ser alcançado por parte do mercado, de modo a oferecer uma experiência personalizada à sua audiência, buscando assim por melhores resultados.

É nesse ponto que entra a função de novas ferramentas, como os chatbots e os assistentes virtuais, tecnologias que vem evoluindo cada vez mais, acompanhando a oferta de novas aplicações, como a inteligência artificial e de como ela permite tal tipo de otimização.

Sobre o uso desses programas podemos começar falando sobre os chatbots, sendo eles robôs programas para conversar com o público. Não estamos falando daquelas bonecas com frases pré-gravadas, no entanto, o seu conceito não chega a ser tão diferente.

Nesse caso é um programa que pode responder ao público sempre que ele pergunte sobre algo, como o valor de uma encomenda de um certo número de peças, como flange solto, por parte de um site comercial voltado a venda de engrenagens para a indústria.

Normalmente um chatbot pode surgir na tela do seu computador até mesmo como um pop-up, por meio de um quadro de conversa com alguma mensagem do tipo “em que posso lhe ajudar” ou qualquer tipo de questionamento nesse sentido.

De acordo com as perguntas feitas pelo público tal chatbot pode oferecer uma resposta presente em seu banco de dados ou então direcionar esse usuário até uma página em específico, que ajude ele a lidar com a sua questão ali apresentada.

Os assistentes virtuais funcionam de maneira similar, porém voltados a uma aplicação específica, como em um aplicativo a ser oferecido por um órgão governamental, comunicando-se com o público acerca de licenciamento ambiental e outras ações.

E quando falamos da popularidade cada vez dessas aplicações é por causa das suas diferentes utilizações dentro do mercado e da sociedade.

Onde essas tecnologias podem ser vistas?

Quando nos referimos a popularidade de ambos esses programas é por causa também dos diferentes espaços onde eles já podem estar sendo aplicados, servindo para funções como:

  • Suporte ao cliente;
  • Vendas;
  • Reservas;
  • Agendamentos.

Ou seja, se você possui uma dúvida sobre um produto, ela pode ser resolvida por meio de um chatbot que atue com um suporte ao cliente. Do outro lado, se você está em busca de fechar um pedido de retentor de válvula em um site de vendas, tal aplicação também é útil.

Até mesmo para fazer uma reserva em um restaurante ou agenda uma visita ao médico esses programas podem ser utilizados, estando eles disponíveis até mesmo nos aplicativos a serem fornecidos por tais comércios ou hospitais.

E quando falamos sobre as diferentes aplicações de um chatbot dentro dos mais variados espaços, conforme alguns desses que foram citados, é por causa dos múltiplos benefícios que esse avanço tecnológico é capaz de trazer a todos os envolvidos.

Os benefícios de um chatbot ou assistente virtual

Muitas são as razões pelas quais uma companhia pode adotar o uso de tais programas, com um certo número de vantagens se destacando, dentre elas:

  • Redução do tempo espera no atendimento;
  • Melhoras na eficiência do serviço;
  • Possível redução de custos;
  • Oferta de melhor experiência ao público.

Diante disso, até mesmo a imagem de uma companhia de ventiladores industriais pode ser otimizada no mercado, com esse tratamento rápido e eficaz ao público fazendo com que tal fornecedor possa conquistar uma melhor performance dentro do seu segmento.

A partir dessa experiência positiva um cliente pode acabar indicado tal produto ou serviço a outras pessoas e assim começa uma rede de possibilidades para uma companhia. Ou seja, tudo isso acaba por destacar a importância de contar com o uso dos chatbots.

Por outro lado, nem tudo é tão maravilhoso assim, sendo importante conhecer também quais são os seus riscos, de modo a garantir o melhor uso possível dessas ferramentas, alcançado novas oportunidades e não complicações.

Existem riscos associados ao uso dos chatbots?

Assim como boa parte das tecnologias que ainda não são muito populares, o risco do chatbox e dos assinantes virtuais não está em sua aplicação em si, mas sim na forma em que são manuseados por parte dos usuários.

Em relação a isso é importante então contar com uma equipe preparada para lidar com essas aplicações, sabendo como configurar da melhor maneira tais programas, evitando, por exemplo, que respostas erradas sejam direcionadas ao público.

Até porque não seria muito positivo para uma companhia que trabalha com climatizador industrial oferecer ao público aquecedor por causa de uma configuração mal feita. Nesse sentido é importante apresentar um bom resultado, até para não prejudicar sua imagem.

Falando de imagem, é importante ter atenção a como a tecnologia está sendo aplicada ao seu negócio, de modo então a não criar um possível distanciamento entre uma companhia e o seu público, diante da sensação de que somente robôs fazem o atendimento.

Isso não significa que o uso dos chatbots está fadado ao fim, pelo contrário, o que se espera é um crescimento cada vez maior dessas aplicações, bastando saber como melhor utilizá-las.

O que é possível prever para essas tecnologias?

Bem, assim como tudo que está associado ao mercado hoje, o que podemos prever é uma realidade onde o uso de novas tecnologias irá se tornar cada vez maior, com o mesmo valendo para a utilização dos chatbots e dos assistentes virtuais.

Mas quando falamos sobre o maior uso desse tipo de serviço, seja por quem trabalha com conexões inox ou com a gestão de um negócio de pequeno porte, podemos destacar o próprio avanço dessas aplicações, diante da maior possibilidade de personalização.

O uso do sistema de inteligência artificial se destaca nesse sentido permitindo o desenvolvimento de programas cada vez mais avançados, oferecendo assim um atendimento personalizado ao público, melhorando a experiência dos envolvidos.

É por isso que se mostra importante contar com o uso desses equipamentos dentro do mercado, reconhecendo que sua utilização deverá ser cada vez mais comum, sendo válido adotar tal aplicação o mais cedo possível para assim se destacar.