Pular para o conteúdo

Aprenda a eliminar as pulgas dos cachorros e gatos!

Veja algumas dicas e remédios caseiros que podem te ajudar a cuidar melhor dos seus animais contra pulgas e carrapatos.

Tanto os cachorros quanto os gatos podem pegar pulgas e carrapatos de diversas maneiras, pois esses insetos conseguem sobreviver por um bom tempo sem seus hospedeiros e podem percorrer uma longa distância quando estão procurando um novo. Por conta disso, encontrar um remédio contra pulgas e carrapatos se torna essencial quando os bichos estão sendo atacados.

Mas, além dos remédios, existem outros métodos que podem ajudar a lidar com esses tipos de pragas. Uma vez que as pulgas e carrapatos são levados para dentro de casa, esses parasitas se reproduzem rapidamente e podem causar uma infestação nos outros bichos.

Este é um conteúdo completo, com algumas dicas para cuidar dos seus pets em relação às pulgas e carrapatos. Continue a leitura para saber mais!

Como eliminar as pulgas e carrapatos com vinagre

eliminar as pulgas dos cachorros e gatos

Existem alguns métodos caseiros de eliminar as pulgas e carrapatos dos animais: um deles é usando vinagre. Dilua uma xícara de chá de vinagre de maçã em 950ml de água morna e 30 ml de sabonete de castela. Para que a solução fique ainda mais potente, você pode adicionar três gotas de óleo de lavanda ou cedro à sua mistura.

Para a aplicação, cubra os pelos do animal com o líquido, mas busque infiltrar a solução por entre os pelos, pois é onde os carrapatos e pulgas se escondem. Faça movimentos leves até que o sabonete comece a espumar e deixe agir por 10 minutos no animal. Cuidado para que esse remédio não entre nos olhos do seu pet, pois pode causar uma forte irritação.

Camomila

camomila

Para esse remédio caseiro, prepare um chá com flores ou o próprio sachê de camomila vendido nos mercados. Espere que o chá esfrie e, logo após, faça a aplicação no cachorro com um algodão, passando por todo o corpo do animal, principalmente nas áreas que foram afetadas pelo parasita.

Na hora que o chá começar a entrar na pele do animal, os parasitas vão buscar outro lugar para se hospedar.

Ervas são ótimos remédios caseiros

ervas

Existem algumas ervas que você sequer imaginava que pudessem servir como remédio caseiro contra as pulgas e carrapatos. Para fazer essa solução, esmague alguns talos de capim-limão, também conhecido como erva-cidreira, e acrescente 100 ml de álcool no caldo esverdeado.

Após essa primeira mistura, deixe a solução descansar por cerca de 24 horas em um local escuro. Acrescente um litro de água e duas colheres de sopa de sal. O próximo passo é colocar a solução em um borrifador e começar a pulverizar no animal. No dia seguinte, os carrapatos ficarão secos e cairão dos pelos dos pets.

Diminua e limpe bastante a área do animal

Não adianta ter diversos remédios para as pulgas e carrapatos se você não localizar onde está a fonte disso tudo. Além dessas dicas de remédios caseiros, tanto a casa quanto o local em que o animal dorme precisam estar bem limpos.

Com isso, você garante que após a aplicação dos remédios e ele se deite em um lugar que esteja limpo para não ser atacado novamente. Esse tipo de inseto costuma se esconder por toda a casa, portanto, é bom manter tudo bem limpo e higienizado para cortar o problema pela raiz.

Com essas dicas, é fácil garantir a saúde da pele do seu pet para que ele não seja atacado por pulgas e carrapatos. Infelizmente, em casos de infestação de pragas, o animal sofre bastante. Cuide do seu pet da melhor forma!